Gostaríamos de atualizar sobre a atual situação das importações da Ásia. Apesar das expectativas anteriores de alívio no mercado de transportes, a realidade tem sido desafiadora.
Observamos uma redução inicial nas tarifas, mas, em agosto, os principais armadores reavaliaram as expectativas e anunciaram novos reajustes tarifários para setembro. Em média, houve um aumento do GRI (General Rate Increase) de USD 1.000,00/TEU para alguns destinos na América Latina. Esse ajuste se deve principalmente à programação de embarques de um lote considerável de automóveis elétricos para o Brasil, o que deverá reduzir a disponibilidade de espaços, inclusive para embarques FCLs.
Além disso, atrasos ainda persistem em algumas origens na Ásia, como Singapura e Hong Kong, onde os congestionamentos em portos têm causado atrasos de atracação entre 1 e 7 dias. Esses atrasos, somados à alta demanda de embarques para o final do ano, tornam o cenário ainda complexo.
No Brasil, também observamos uma redução de espaços em alguns terminais, o que pode resultar em transferências de cargas para portos diferentes dos inicialmente contratados.
Reiteramos a importância de planejar com antecedência seus embarques da Ásia, solicitando reservas com pelo menos duas semanas de antecedência da data prevista de embarque. A Conexo Logistics está sempre à disposição para apoiá-los na busca das melhores alternativas, conforme o cenário de cada programação de embarque.