CONEXO conquista a Certificação AEO

A CONEXO acaba de receber a mais importante certificação da sua história. Agora somos um OEA - Operador Econômico Autorizado.

A Certificação OEA é prevista pela Organização Mundial de Aduanas (OMA) e Receita Federal do Brasil, visando ser um facilitador para o comércio. A OEA garante o vínculo entre o Estado, a Receita Federal e a empresa que se compromete a exercer a atividade de importação e exportação de maneira regular e idônea.

Cabe salientar que o certificado AEO- Authorized Economic Operator, sigla em inglês para o programa, é parte de uma “rede”, em que a ideia é a criação de um canal de confiabilidade para liberações aduaneiras céleres e muito ágeis, que inicia com a adesão de países, que se interligam com os exportadores, importadores, portos, aeroportos, terminais, armazéns, armadores, cias aéreas, transportadores, agentes de carga e despachantes aduaneiros.

Após conquistada, a OEA certifica a empresa como sendo um operador de baixo risco, confiável e, por conseguinte, desfrutando dos benefícios oferecidos pela Aduana Brasileira, relacionados à maior agilidade e previsibilidade de suas cargas nos fluxos do comércio internacional.

Além disso, garante também uma série de benefícios, tais como, a participação no Fórum Consultivo e em seminários e treinamentos, a redução do percentual de canais de conferência na exportação e importação, entre vários outros.

Para o Diretor Geral da CONEXO, Fabio Belau, “Esta habilitação tem um significado muito importante, não somente para nós, mas principalmente para nossos clientes e parceiros comerciais, que em algum momento, poderão usufruir dos seus benefícios.

Por outro lado, também sabemos que a nossa responsabilidade aumenta significativamente perante a todos os atores envolvidos nos serviços prestados por nossa empresa e para com a Receita Federal do Brasil (RFB)”.

Quais os benefícios para os clientes?

Com o Certificado OEA, os clientes CONEXO contam com vantagens que geram agilidade, confiança e segurança. Os principais são:

1. Canal de comunicação direta com a Receita Federal;
2. Redução do percentual de cargas selecionadas para canais de conferência;
3. Quando selecionado para canais de parametrização, tem atendimento prioritário;
4. Pode usufruir de vantagens e benefícios, frutos de Acordos de Reconhecimento Mútuo realizados pela  Aduana Brasileira junto às Aduanas de outros países, que fazem parte do acordo de cooperação AEO.