Situação das Exportações Marítimas - Brasil para Américas - Setembro/2024

Em relação à logística marítima para as exportações brasileiras com destino às Américas, temos recebido alertas importantes de diversas companhias marítimas. Durante a Peak Season, temos observado atrasos, dificuldades na liberação de equipamentos vazios e, o mais grave, a indisponibilidade de alocação dos equipamentos cheios nos portos cujos terminais tem adotado regras para agendamento para entrega dos CTNRs cheios e não tem chegado a efeito que contemple as necessidades dos exportadores.

Em muitos casos, os armadores, dependendo do contrato, não têm se responsabilizado pelo não cumprimento das atracações das unidades cheias e, por consequência, o descumprimento de deadlines, mesmo que o contêiner já esteja retirado e pronto para entrega. Além disso, não é incomum que ocorra um reajuste tarifário mesmo após o contêiner estar preparado, mas não ser possível entregá-lo devido à falta de 'janela' no terminal contratado pelo armador.

A partir de setembro, informamos ainda que estamos recebendo avisos sistemáticos de Armadores sobre aumento nas tarifas de fretes para as Américas, em Setembro, com uma média de USD 1.200,00/TEU.

Diante desse cenário, recomendamos que os exportadores, sempre que possível, antecipem ao máximo suas programações de entrega. Contatem a Conexo Logistics para que possamos fornecer as melhores alternativas de armadores e portos, considerando as condições de cada semana.