No início de 2025, os setores de transporte marítimo e aéreo enfrentam desafios e oportunidades. Este informativo traz um panorama atualizado para importações da Ásia e exportações do Brasil, considerando as particularidades de cada modal.
IMPORTAÇÃO MARÍTIMA - ORIGEM CHINA
O transporte marítimo entre a China e outros mercados enfrenta grandes pressões no início de 2025.
Cenário Atual
No final de dezembro de 2024, ocorreu um "atraso na liberação de contêineres", reflexo do excesso de cargas e insuficiência de navios. Em janeiro, as tarifas marítimas continuam com perspectiva de alta e a disponibilidade de espaço nos navios segue limitada. Companhias como Maersk, CMA e HMM anunciaram novos ajustes tarifários, refletindo custos operacionais crescentes e alta demanda.
Fatores que Impactam as Tarifas
Recomendação
Antecipe reservas com pelo menos 1 a 2 semanas de antecedência para evitar indisponibilidade de espaço e atrasos.
IMPORTAÇÃO AÉREA - ORIGEM CHINA
Cenário Atual
As tarifas de frete aéreo permanecem estáveis e devem continuar nesse patamar no início de 2025. Esse modal é uma alternativa confiável para cargas urgentes, com menor risco de interrupções comparado ao marítimo.
EXPORTAÇÃO MARÍTIMA - DESTINO AMÉRICAS
Cenário Atual
As tarifas marítimas estão estáveis, mas com viés de alta, devido ao anúncio de GRIs (General Rate Increases) para janeiro por parte de alguns armadores.
Infraestrutura Logística no Brasil
A disponibilidade de equipamentos e o fluxo de cargas nos terminais portuários apresentam leve melhora e esperamos que a queda sazonal da demanda no primeiro trimestre pode ajudar a mitigar os gargalos enfrentados em meses anteriores.
EXPORTAÇÃO AÉREA - DESTINOS DIVERSOS
Cenário Atual
Algumas companhias aéreas estão divulgando tarifas atualizadas, sem grandes reajustes, até porque para volumes maiores e destinos específicos, existem oportunidades para negociações "spot".
Infraestrutura em Guarulhos
O terminal aéreo brasileiro, que centraliza grande parte dos voos internacionais, enfrentou acúmulo de cargas principalmente nos meses de Outubro e Novembro, atualmente está operando de forma mais eficiente. Porém, ainda é essencial agendar para a atracação de cargas com antecedência.
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