Certificação OEA
A Certificação OEA (Operador Econômico Autorizado) pode ser vista como um tipo de certificação ISO, neste caso, alinhada às diretrizes da ISO 31000 de Gerenciamento de Riscos.
A maior importância do programa é garantir que a legislação tributária e aduaneira está sendo seguida e corretamente aplicada (ou pelo menos que sejam conhecidos os riscos do não cumprimento), bem como que o trânsito de mercadorias entre os países esteja livre da contaminação de ilícitos (tráfico de armas e drogas, por exemplo).
Os benefícios da certificação vão desde garantir agilidade nas operações de Comércio Exterior, ter um ponto de contato exclusivo na Receita Federal do Brasil (RFB), prioridade na conferência das mercadorias selecionadas para inspeção, dentre vários outros.
Confira aqui o artigo completo sobre a Certificação OEA.
Certificação ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma internacional reconhecida que estabelece os requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). No setor de logística, a implementação da ISO 9001 pode levar a melhorias significativas na eficiência e na qualidade dos processos, proporcionando vantagens competitivas e a satisfação do cliente.
Alguns benefícios específicos da certificação ISO 9001 para empresas de logística internacional: