As operações de comércio exterior representam uma complexidade logística na movimentação das mercadorias entre os países. Quando o assunto é carga especial no comércio exterior, a sua operacionalização logística exige ainda mais planejamento. Afinal, o cumprimento sequencial das etapas é essencial para evitar acidentes ou até mesmo danos a outras mercadorias em transporte no mesmo veículo.
Venha descobrir como funciona a operação logística de uma carga especial nesse artigo que preparamos.
O importador e/ou exportador dentro do fluxo do comércio exterior são os detentores de todas as informações relacionadas à carga que será embarcada. Ou seja, é de sua responsabilidade repassar ao agente de cargas essas informações que têm influência direta nos custos envolvidos, bem como a respeito do planejamento para utilização dos equipamentos pertinentes a essa movimentação.
Todo cuidado com esse tipo de embarque é essencial, pois além de sanções do próprio armador e/ou companhia aérea, os responsáveis pelo embarque podem responder civil e criminalmente caso algum problema decorrente do embarque venha a ocorrer.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a necessidade da escolta, via de regra, ocorre no caso de transporte de cargas:
A carga normal é aquela que não possui qualquer tipo de especificidade que restrinja ou requeira condições especiais de embarque.
Logo, uma carga especial será aquela que, por sua natureza, apresente uma ou mais das seguintes características que as definam como fora do padrão, entre elas, por exemplo:
Buscando o melhor entendimento sobre o tema da carga especial, apresentaremos abaixo os tipos de carga especial, bem como aquilo que a caracteriza dessa forma.
Independentemente do modal escolhido para realizar o transporte (aéreo, marítimo ou rodoviário), a definição de carga perigosa é a mesma. Trata-se da carga que pode indicar ameaça ao meio ambiente, à segurança e à saúde.
As regulamentações também ocorrerão de acordo com o modal de transporte de forma nacional e internacional. Nesse sentido, temos:
Em suma, podemos entender que o seu processamento logístico requer, inegavelmente, o conhecimento não somente técnico, como também da regulamentação e legislação específica.
A título de curiosidade, por exemplo, no modal aéreo, a IATA exige o certificado de carga perigosa (renovado a cada 2 anos) para os indivíduos que realizam a coordenação desse tipo de embarque, que exige um treinamento específico de acordo com a sua atuação (agente de cargas, companhia aérea etc.).
Também considera-se uma carga especial o transporte de animais vivos. Isso se dá em razão das necessidades específicas de cada animal entre a origem e o destino. Por exemplo, deve existir a adequação do meio de transporte, acompanhamento veterinário, equipamentos específicos (como baias para os cavalos).
Ressalta-se ainda que os procedimentos devem incluir protocolos sanitários de acordo com as autoridades aduaneiras de cada nação. Normalmente, os animais que são transportados em caminhões são bois, aves, vacas, porcos e cavalos. Vale ressaltar que o transporte de carga viva pode envolver diversas finalidades, como, por exemplo, abate ou revenda.
A classificação da carga valiosa ocorre basicamente por dois motivos, o seu alto valor agregado e/ou uma alta possibilidade de furto e/ou roubo. Em geral, as cargas que envolvem maior risco são artigos eletrônicos, chips de celular e cartão de crédito, medicamentos.
Enquanto dentro da “categoria” dos itens de alto valor, poderíamos encontrar as obras de arte, joias, produtos de luxo e/ou algum objeto que seja de valor inestimável por fazer parte da história da humanidade, como antiguidades colecionáveis ou artefatos culturais, por exemplo.
Trata-se de mercadorias e/ou produtos de grandes dimensões que invariavelmente só podem ser transportadas de forma única.
Como exemplo, podemos citar maquinários industriais, estruturas pré-fabricadas, pás eólicas e equipamentos pesados como escavadeiras, retroescavadeiras e caçambas.
Os documentos de um embarque são o ponto de partida para realizar a condução assertiva de um processo de importação e/ou exportação partindo da cotação até a entrega da mercadoria.
Dessa maneira, tratando-se de uma carga especial, estes são ainda mais sensíveis. Afinal, serão a premissa para realizar todo o planejamento logístico, assim como para apresentar as garantias legais e conformidade com a segurança nos trechos pelos quais a mercadoria passará.
Ou seja, primeiro deve-se definir o modal e, posteriormente, verificar de forma individual a documentação necessária, especialmente pelo fato de que muitas licenças (caso do rodoviário principalmente) apresentam um alto custo.
Cada modal, assim como a mercadoria que é uma carga especial, tem uma necessidade específica, por isso apresentaremos abaixo, em linhas gerais, o que envolve cada um deles em termos de documentação. Temos o seguinte:
O seguro de uma carga especial poderá se dar por intermédio do agente de cargas, que certamente poderá apresentar uma melhor negociação.
Assim, a documentação básica para a cotação de seguro de uma carga geral é a Invoice (ou a Proforma) e o Packing List, enquanto para uma carga especial, além desses documentos, será necessário apresentar todo aquele que esclareça os riscos da operação.
Após a cotação, o cliente poderá escolher qual será a cobertura contratada que podem incluir danos a terceiros, cessão dos lucros, reembolso dos impostos, perdas, e também a questão civil para os embarques perigosos, em caso de um acidente que leve a uma contaminação, por exemplo.
Por fim, é necessário falar que a averbação do seguro somente ocorre com a apresentação dos documentos originais, bem como, do conhecimento de transporte.
A carga especial requer uma operação logística hábil pela exigência de um profundo conhecimento técnico capaz de realizar de forma assertiva e específica todo o planejamento da origem até o destino final.
Nessa jornada, é imprescindível que o agente de cargas possua uma sólida rede de empresas parceiras em cada etapa, para que os riscos operacionais sejam minimizados.
A Conexo atua no Comércio Exterior desde 1990 e realiza o embarque de mais de 6000 cargas por ano, que são gerenciadas por um time de 30 especialistas.
Nesse período, desenvolvemos uma expertise em operações logísticas de alta complexidade, principalmente de cargas especiais, por isso somos capazes de oferecer um planejamento estratégico personalizado capaz de atender de forma única desde o embarque de cargas vivas até o transporte de uma obra de arte para exposição.
Venha realizar o transporte da sua carga especial com a Conexo.