Agente de Cargas como facilitador no Comércio Exterior


As operações do Comércio Exterior são facilitadas com a prestação de serviços de qualidade por um agente de cargas que bem desempenhe seu papel e que é de grande importância na logística e nos transportes.

O sucesso só será obtido com a aplicação de uma logística de transporte internacional eficiente para que as mercadorias dos importadores e dos exportadores, em todos os níveis, sejam movimentadas com segurança.

Com a complexidade inerente às operações no Comércio Exterior e aos trâmites burocráticos, o mercado internacional exige profissionais de qualidade, assim como empresas que fomentem o progresso do nosso país pela expansão global das movimentações de produtos.

O que é o agente de cargas?

O agente de cargas é o prestador de serviços desenvolvedor de soluções para os usuários de qualquer modal de transporte de carga. Ele cuida também da parte documental e física do embarque internacional das cargas.

O que é o agente de cargas?

Este parceiro vai escolher o melhor modal e a rota mais adequada para então definir a melhor opção de frete. Conta ainda com uma rede de fornecedores de diversos modais para atender da melhor forma e no melhor tempo/custo do transporte.

Esse personagem vai intermediar a comunicação e os negócios entre os diversos stakeholders, buscando negociar espaços em cada modal solicitado pelos seus clientes. Assim como atuará na coordenação dos embarques.

Qual é a função do agente de cargas?

A gama de serviços que um agente de cargas presta é ampla, muitas vezes abrange desde as negociações de embarque que passam pelo frete, coordenação e acompanhamento da carga. Portanto, não se restringe somente à contratação do frete no modal escolhido pelo cliente.

Qual é a função do agente de cargas?

Ele trabalha para garantir o transporte e a entrega das cargas nos termos, condições e períodos acordados anteriormente. Além de agenciar a disponibilidade de transporte de modais em grande parte por meio da coleta e do embarque da mercadoria no modal específico.

Quais são os diferenciais de um bom agente de cargas?

O agente de cargas, também chamado de transitário, é aquele parceiro operacional que irá construir uma solução para a demanda do transporte de sua carga. Ou seja, é o moderador que otimizará a operação, agindo para reduzir custos e prazos.

Para obter sucesso no negócio, esse prestador de serviços precisa ter o conhecimento sólido para intermediar e resolver conflitos. Por isso, deverá ter total compreensão dos processos administrativos, fiscais, financeiros, comerciais, jurídicos, entre outros.

Além disso, ele possui muita clareza sobre os mercados para minimizar riscos e garantir maior sucesso nas operações. Um bom agente de cargas mantém um serviço com solidez e transparência na solução dos problemas, pois com a sua experiência é capaz de oferecer soluções efetivas por meio de alguns diferenciais importantes:

  • Transparência nas ofertas;

  • Proatividade com as informações;

  • Solução de problemas;

  • Agilidade nas informações geridas;

  • Fazer parte de uma rede confiável;

  • Possuir Certificação OEA (Operador Econômico Autorizado).

Sabemos que preço baixo e qualidade podem ser pontos antagônicos, mas com a compreensão de que o agenciamento de carga é literalmente assessorar todo o processo, desde a sua origem até o seu destino, podemos entender os custos das operações.

Isso permite que o acordo com o agente de cargas flua naturalmente, satisfazendo ambas as partes. Ademais, possibilita que a formação da parceria seja sensata a ponto de executar as tarefas com inteligência para oferecer soluções efetivas, modernas e vencedoras.

Como o agente de cargas facilita as demandas no Comércio Exterior?

Com o intuito de não limitar as operações comerciais ao mercado interno, já que existe a opção de expansão no Comércio Exterior, as empresas devem fazer esse movimento com a ajuda de bons profissionais.

As funções do agente de cargas têm muita importância para que as operações de importação e de exportação ocorram com maior rapidez e o menor custo, evitando grandes problemas e prejuízos.

Planejando os seus embarques

A sua responsabilidade é garantir que a mercadoria chegue ao destino, dentro do que foi planejado anteriormente. O profissional executará o desenvolvimento de todo o planejamento logístico por meio de estudos apurados dos processos de importação e de exportação, considerando sempre a melhor solução para a empresa.

Encontrando as soluções mais otimizadas para os seus embarques

O agente de cargas atua de forma efetiva na redução dos custos, com o principal propósito de garantir a logística mais competitiva e visando o melhor custo-benefício.

Encontrando as soluções mais otimizadas para os seus embarques

Esse profissional desenvolve um serviço eficaz, com desempenho estratégico voltado para a logística operacional, transparência no processo e menor lead time nas operações de importação e de exportação.

Fazendo acompanhamento logístico

O agente de cargas pode ser considerado como um consultor logístico dos negócios internacionais, dando muita importância ao follow-up que será realizado junto ao processo.

Ele organiza o envio das mercadorias por meio das demandas dos clientes e, assim, consegue tarifas mais competitivas de forma que ofereça um serviço customizado. Sua análise estratégica do mercado ajudará com todos os procedimentos da cadeia logística.

Gerindo cada etapa do seu embarque

O agente de cargas desempenha a consolidação das cargas em carregamentos maiores, obtendo economia em escala com relação ao custo do frete. Busca também por espaço para o fluxo das mercadorias, em função da capacidade de transporte e da demanda.

Ainda tem a responsabilidade de coordenar e manusear, transportar e movimentar as mercadorias dentro das normas e regulamentações fiscais vigentes no país.

Certificação OEA

A Certificação OEA garante que a legislação tributária e aduaneira está sendo seguida e corretamente aplicada (ou pelo menos que sejam conhecidos os riscos do não cumprimento), bem como que o trânsito de mercadorias entre os países esteja livre da contaminação de ilícitos (tráfico de armas e drogas, por exemplo).

Em alguns casos, como o da própria CONEXO, que tem a Certificação OEA Segurança (OEA-S), há critérios que trazem tranquilidade para qualquer operação, já que visam requisitos relacionados à segurança da carga, controle e acesso físico, treinamento e conscientização de ameaças, segurança física das instalações e gestão de parceiros comerciais.

Quer saber mais sobre Certificação OEA: O que é, importância e benefícios? Leia um artigo completo sobre esse tema aqui.

Fazer logística para abastecer o mercado global é um dos propósitos da CONEXO

A CONEXO Assessoria em Comércio Exterior está presente em mais de 150 países e em todos os segmentos. Desde 1990 atua com competência e seriedade na prestação de serviços para as empresas das mais variadas especialidades.

Por isso pode se tornar o seu parceiro ideal, pois utiliza ferramentas atualizadas, com uma equipe qualificada e muita experiência para alavancar o seu objetivo com diferencial no mercado internacional.

A sua presença global se torna fundamental para que seus clientes tenham a segurança de que suas cargas serão devidamente atendidas, desde a origem até o destino final, pela mesma empresa.

A qualquer hora e em qualquer lugar, a CONEXO é a solução ideal para atender com excelência vários serviços relacionados à importação e à exportação. E agora você também poderá contar com essa expertise para a sua logística internacional, embarcando a sua mercadoria com segurança para o mundo.