Veja se seu negócio está pronto para ser levado ao exterior


Fonte: Exame

A sua empresa cresceu, consolidou-se e você tem um produto ou serviço com uma excelente aceitação no mercado local. Agora, você pensa em expandir os seus negócios para o exterior.


Muitos aspectos devem ser analisados antes de se ir em frente com essa decisão, mas acredito que os mais importantes podem ser assim ordenados:


1. Conheça o seu mercado alvo


Vá conhecer como está estruturado o mercado e a tecnologia de seus produtos no exterior. Uma excelente oportunidade são as feiras. Nelas você pode conhecer os seus concorrentes, preços praticados pela concorrência, potenciais mercados e clientes. Se você já tiver clientes no exterior, aproveite para visitá-los e coletar dados que possam lhe ajudar a estruturar o seu projeto.


A contratação de uma empresa de pesquisa de mercado no exterior pode custar muito, assim, busque nos órgãos governamentais, federações ou associações de indústrias, dados da produção local.


2. Pensar global, agir localmente


A frase acima é muito utilizada e é muito sábia. É fundamental conhecer as características e especificidades de cada mercado alvo, a legislação aplicável, as normas de segurança, sanitárias, regulatórias, certificações internacionais requeridas etc.

Aspectos da cultura local ainda podem exigir mudanças radicais na formulação ou na apresentação de seus produtos.

 

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