Sustentabilidade empresarial



Fonte: Administradores

A sustentabilidade empresarial vem sendo ampliada nos últimos anos a partir da incorporação de práticas sociais e ambientais, visando atender as necessidades da sociedade. .A sustentabilidade • não visa , tão somente, a formação de uma relação do empreendimento com os clientes, visando o estabelecimento de diálogos e uma relação ética e transparente com esse público. Busca , sobretudo, a incorporação das práticas corretas de sustentabilidade para a valorização da imagem institucional e da marca. Objetiva, também, além a maximização da riqueza dos acionistas, a preservação de recursos ambientais e culturais, respeitando as diversidades, buscando a redução da desigualdade social. A sustentabilidade empresarial tem como seus principais resultados a maior lealdade do consumidor, a maior capacidade de recrutar e manter talentos, a flexibilidade, a capacidade de adaptação e, por conseqüente, a longevidade do empreendimento.

Os chamados Stakeholders, ou seja, todos aqueles grupos que tenham algum interesse na organização, incluindo, sobretudo , os acionistas são chamados que são os maiores interessados para que os negócios da empresa obtenham lucro. Além dos acionistas, os stakeholders é formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. A empresa, como sendo uma organização social, objetiva trazer algum tipo de benefício a todos os parceiros de negócios ou partes interessadas, neste caso, os stakeholders. Stakeholders e responsabilidade social não são temas distintos, pois os mesmos, também devem estar preocupados com a questão da sustentabilidade, objetivando a integração entre as dimensões econômica, social e ambiental. 


Desta forma, não cabe aos stakeholders cobrar da empresa um modelo de responsabilidade financeira mais rentável, mesmo que isso cause um ônus socioambiental.

(Leia na íntegra)