Seminário na Suframa tira dúvidas sobre exportação de alimentos e bebidas da Amazônia


Fonte: Comex do Brasil

Os procedimentos e as ações facilitadoras necessárias para a exportação de alimentos e bebidas da Amazônia foram enfocados, na última sexta-feira (23) durante o seminário “O papel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no comércio exterior: Procedimentos e licenças para exportação”. O evento foi promovido pelo Comitê Gestor do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) no Amazonas, do qual a Suffama é, atualmente, a coordenadora.

O seminário foi ministrado pelos servidores do Mapa Luciana Chaves, Rodrigo Leite, Consuelo Maria Lopes e Cândido Oliveira, que abordaram tópicos como “Competências do Mapa”; “Exigências do Mapa para exportação e importação de produtos de origens animal e vegetal”; “Processo de certificação para produtos orgânicos”; e “Exigências operacionais do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro)”.

Os palestrantes detalharam os procedimentos de regulamentação e controle de mercadorias de origem animal e vegetal a serem exportadas e salientaram as condutas adotadas pelo Mapa para atestar a qualidade e segurança dos produtos a serem exportados visando à conformidade entre a legislação sanitária brasileira e as normas de sanidade exigidas pelo país importador. “Um dos procedimentos mais importantes para quem quer vender para fora do Brasil é buscar informações sobre os requisitos legais exigidos pelo país para onde se quer exportar”, frisou Rodrigo Leite.

(Leia na íntegra)