Secretário do MDIC diz que facilitação de comércio é prioridade para o governo brasileiro

Fonte: Comex do Brasil

Simplificação de procedimentos, redução de prazos e custos para exportar e importar e aumento da competitividade dos produtos brasileiros. As vantagens do Portal Único de Comércio Exterior receberam destaque durante o 52º Seminário de Operações de Comércio Exterior, realizado pela pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) na Fiesp, em SP.

A palestra de abertura foi feita pelo secretário Abrão Neto para um público de mais de 600 pessoas. "Grande parte dos que estão aqui hoje atuam efetivamente no comércio exterior, que está sendo sistematicamente desburocratizado. Há uma série de iniciativas em curso. A principal delas é o Portal Único de Comércio Exterior", afirmou o secretário. "Será uma mudança estruturante. Todo o caminho para exportar e importar está sendo refeito", completou.

Desligamento dos sistemas antigos

A implementação do Portal Único começou em 2013 e o novo processo de exportações foi concluído em 2017 e os dois sistemas - o novo e o antigo - hoje convivem simultaneamente. A partir de 2 de julho, os antigos sistemas serão desligados e todas as exportações brasileiras serão feitas pelo Portal Único.

(Leia na íntegra)