Programa OEA é relevante para promover comércio, diz Azevedo


Fonte: Exame

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, que o programa brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA), cuja segunda fase está sendo lançada, é uma iniciativa muito importante para promover o comércio do Brasil com o mundo.

"Para a economia brasileira ser competitiva, os processos de importação e exportação precisam ser eficientes. Para as empresas brasileiras, é fundamental poder contar com rapidez e segurança, pois sem isso fica difícil pensar em integração apropriada nas cadeias globais de valor", afirmou em um vídeo exibido no seminário internacional "Projeto OEA: Compliance", organizado pela Aliança Procomex e promovido pela Receita Federal.

Azevedo disse que o OEA é um passo importante na direção correta e afirmou que o Brasil tem realizado iniciativas importantes nos processos de comércio externo, totalmente alinhado com as ações da OMC.

Mesmo assim, ele aproveitou a oportunidade para cobrar que o Congresso Nacional aprove o acordo de facilitação de comércio promovido pela OMC "o quanto antes".

(Leia na íntegra)