Prêmio Conectados prestigia entidades assistenciais


Na manhã de sábado (3), a Conexo Assessoria e Consultoria em Comércio Exterior promoveu a segunda edição do Prêmio Conectados. Reunidas no Centro de Eventos da Ftec, em Novo Hamburgo, as instituições inscritas, que este ano somaram 23 (em 2015 foram 12), puderam conhecer outras entidades, por meio da Feira Social, e também parabenizar os três projetos melhor avaliados pela comissão do Prêmio.


Nesta edição, os projetos premiados foram da AFAD -  AFAD-21 Associação dos Familiares e Amigos do Down 21, de Novo Hamburgo, Associação Juja Baby, de São Leopoldo e Centro de Formação Tereza Verzeri, de Esteio. O prêmio recebido foi um depósito de R$2.500,00, além de um troféu. “O valor, para muitas empresas, não é alto, mas faz muita diferença para grande parte das instituições”, destacou Silvio de Vasconcellos, diretor da Conexo.


Ele apontou que as iniciativas realizadas pelas 23 entidades participantes, impactam a cada ano, aproximadamente 14.750 pessoas, citando que este dado vem ao encontro do que Madre Teresa de Calcutá uma vez disse: “por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota”.


“Esse sentimento é o que nos inspira a tentar, de alguma forma, contribuir e reconhecer as iniciativas de quem é movido pelo amor e pela solidariedade e traduz o objetivo do Prêmio Conectados”, ressaltou. 


Segundo ele, nesta edição o prêmio buscou reconhecer iniciativas sociais inovadoras e que contam com o envolvimento de trabalho voluntário, nas regiões de atuação da CONEXO:  Vale do Rio do Sinos, no Rio Grande do Sul e Vale do Rio Tijucas, em Santa Catarina.


Este ano, o Prêmio Conectados, contou com o apoio de empresas que também acreditaram na proposta: iData Software, Dapper Transporte, Senha Comunicação Integrada, Sperb Produtora, Cavian Brindes, Gráfica SR e FTEC - Faculdade de Tecnologia. 

Outra inovação foi a Feira Social, momento importante onde as entidades puderam apresentar o trabalho realizado e compartilhar experiências com todos os presentes.


Comissão - Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão composta por Bruna Henkel Ferro Wiklicky, mestranda em diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Luis Carlos dos Santos, representante da CONEXO, Maira Silveira, coordenadora de Projetos da Parceiros Voluntários Unidade ACIST-SL, Martin Behrend, jornalista e representante do segmento de comunicação e Pedro Dapper, diretor da Dapper Transporte e representante dos apoiadores do evento.


Projetos vencedores:

AFAD 21 - O Projeto Nadownção: Inclusão e superação através da água tem como objetivo proporcionar aos usuários da AFAD-21 e seus familiares aulas de natação, para que estes possam ter uma boa qualidade de vida, um melhor relacionamento com suas famílias e com a sociedade num geral.

Associação Juja Baby – Projeto Nutrição, que oferece oficinas culinárias para incentivar hábitos alimentares saudáveis para as 67 crianças entre 3 anos a 5 anos atendidas pela instituição.

Centro de Formação Tereza Vernzeri - Projetos Educando e Semeando Vidas II, mantidos em parceria com o Programa Petrobras Socioambiental nos últimos 2 anos (2014 e 2015) para 150 crianças, adolescentes e famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, caracterizando-se como instituição filantrópica e de assistência social.

 

Entidades Participantes:

 

AFAD-21 ASSOCIAÇÃO DOS FAMILIARES E AMIGOS DO DOWN VINTE E UM DE NOVO HAMBURGO

ASPEUR/UNIVERSIDADE FEEVALE DE NOVO HAMBURGO

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NOSSA SENHORA AUXILIADORADE SÃO LEOPOLDO

ASSOCIAÇÃO COMITÊ DA CIDADANIA DE SAPUCAIA DO SUL

ASSOCIAÇÃO DE LÚPUS E OUTRAS DOENÇAS REUMÁTICAS DO VALE DOS SINOS DE SÃO LEOPOLDO

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE SAPIRANGA

ASSOCIAÇÃO DO BEM ESTAR DO MENOR DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE NOVO HAMBURGO

ASSOCIAÇÃO JUJA BABY DE SÃO LEOPOLDO

ASSOCIAÇÃO MENINOS E MENINAS DE PROGRESSO DE SÃO LEOPOLDO

ASSOCIAÇÃO VIDA NOVA DE SÃO LEOPOLDO

BANCO DE ALIMENTOS - REGIÃO DO CALÇADO DE NOVO HAMBURGO

CENTRO COMUNITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL TALITHA KUM DE SÃO LEOPOLDO

CENTRO COMUNITÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO LAR DE SÃO LEOPOLDO

CENTRO DE FORMAÇÃO TERESA VERZERI DE ESTEIO

COMUNIDADE TERAPÊUTICA FAZENDA ESPÍRITO SANTO DE SÃO JOÃO BATISTA/SC

FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SÃO LEOPOLDO

FUNDAÇÃO FRANCISCO XAVIER KUNST DE NOVO HAMBURGO

INSTITUIÇÃO EVANGÉLICA DE NOVO HAMBURGO

INSTITUTO EDUCACIONAL ESPÍRITA - IEDE DE SÃO LEOPOLDO

INSTITUTO LENON JOEL PELA PAZ DE SÃO LEOPOLDO

LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER DE NOVO HAMBURGO

MITRA DA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

SOCIEDADE AME A VIDA – SOAMA DE NOVO HAMBURGO






Fonte: Imprensa