Portal Único pode gerar economia de até US$ 25 bilhões por ano, afirma diretor da Fiesp

Fonte: Comex do Brasil

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) sediou nesta terça-feira (26) a 42ª edição do Seminário de Operações de Comércio Exterior. Realizado em parceria com o Departamento de Operações de Comércio Exterior (Decex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o evento vem, desde 2010, disseminando informações sobre controles administrativos nas operações de comércio exterior, drawback, procedimentos e licenciamento de importação.

Na abertura da edição deste ano, o diretor do departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp (Derex), Thomaz Zanotto, destacou a importância do Comércio Exterior para a retomada da economia brasileira.

“Essa foi, provavelmente, a pior recessão dos últimos 80 anos e agora temos sinais de recuperação positiva e não superficial”, disse. “Nesse contexto, o comércio exterior surge como um dos pilares de sustentação dessa nova casa. A exportação [e importação] cria um ciclo virtuoso: o aumento dela gera a retomada de emprego, que gera um incremento na produtividade, que gera o aumento positivo de tributação. Positivo porque decorre do aumento da produção da riqueza e não do aumento de tributos em cima de uma riqueza decrescente, o que só gera mais recessão. ”

(Leia na íntegra)