Mercosul está comprometido em atingir acordo abrangente e equilibrado com a UE, diz ministro


Fonte: Comex do Brasil

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima reuniu-se nesta útima quinta-feira (5), com o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, para tratar de assuntos relacionados às negociações do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Para o ministro, está na hora do Brasil e da União Europeia sinalizarem ao mundo que o melhor caminho é o da abertura comercial.

De acordo com o embaixador da UE no Brasil, a assinatura de acordo entre os dois parceiros comerciais nunca esteve tão próxima. Marcos Jorge afirmou que as negociações têm avançado bem e o Mercosul está perto de comemorar seu primeiro acordo em matéria de bens com a União Europeia, que pode se tornar o primeiro bloco de países desenvolvidos a ter livre acesso ao mercado do Mercosul. A última rodada de negociações Mercosul- União Europeia aconteceu na cidade de Assunção, no Paraguai, em fevereiro de 2018.

Marcos Jorge demonstrou satisfação pela evolução das negociações, que já apresentam muitos capítulos fechados e outros em vias de conclusão, e informou que a indústria brasileira vem apoiando o governo nas negociações. Destacou, ainda, que o Mercosul segue comprometido em fazer as negociações avançarem para um acordo abrangente e equilibrado.

(Leia na íntegra)