Mercosul e Canadá terão rodada de negociação do acordo de livre comércio em Brasília

Fonte: Comex do Brasil

Representantes dos países do Mercosul e do Canadá estarão reunidos em Brasília entre os dias 11 e 15 de junho para uma segunda rodada das negociações de um acordo de livre comércio entre o bloco integrado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e o Canadá.

O processo negociador foi lançado no dia 9 de março, em Assunção, e no dia 19 daquele mês, em Ottawa, aconteceu uma primeira rodada negociadora. Dentro de pouco mais de duas semanas, representantes dos cinco países voltarão à mesa de negociação e a expectativa é de que primeiros e importantes avanços sejam alcançados na busca de um documento de liberação comercial entre as duas partes.

Segundo uma fonte do Itamaraty, a expectativa é de que em dois anos a negociação possa estar concluída e o acordo seja encaminhado aos parlamentos dos países-membros do Mercosul e do Canadá para ser ratificação e entrada em vigor.

Segundo a fonte especializada em negociações comerciais da chancelaria brasileira, as tratativas do acordo de livre comércio com o Canadá devem seguir um ritmo distinto daquele imprimido, por exemplo, às negociações em curso há quase duas décadas com a União Européia.