MAIS UM PORTO EM SANTA CATARINA


Fonte: Pincomex

Santa Catarina vai contar com mais terminal portuário de uso privado (TUP) a partir de 2020. Trata-se do Porto Brasil Sul, um empreendimento multicargas, subdividido em sete terminais e projetado para operar 20 milhões de toneladas ano entre carga geral, granéis e contêineres. O novo TUP será implementado na região da Ponta do Sumidouro, Praia do Forte, na saída da Baía Babitonga. Comporá o Complexo Portuário de São Francisco do Sul.

O investimento será de US$ 1 bilhão, em recursos próprios da WorldPort, empresa especializada em projetos de infraestrutura de transporte de cargas, e poool de empresários locais e de São Paulo. Deve operar no sistema de Hub Port – porto concentrador de cargas e de linhas de navegação – do Mercosul, com capacidade para receber, após as obras de adequação dos acessos, navios da classe Post Panamax, as maiores embarcações de carga do mundo, com capacidade para até 15 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés) e 220 mil toneladas, 397 metros de comprimento e calado de 15,5 metros.

A expectativa é de que gere 3 mil empregos em plena operação, com o aproveitamento da mão de obra local de São Francisco do Sul.

O projeto é uma iniciativa da WorldPort, empresa especializada em projetos de infraestrutura de transporte de cargas.

(Leia na Íntegra)