GRUPO DE BRASILEIROS VISITA INSTITUIÇÕES EUROPEIAS EM MISSÃO


Fonte Apex-Brasil


Funcionalidade, tecnologia e sustentabilidade. Esses foram os principais conceitos que marcaram a Missão de Benchmarking em Inovação que ocorreu de 6 a 11 de novembro em Portugal e na Itália. A iniciativa do Texbrasil, o Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), levou 12 empresas à Europa para participar de uma série de visitas técnicas em importantes centros de pesquisa e inovação.

 

Na primeira etapa, a missão passou por Portugal. No país, os representantes da Audaces, Anfra, Coteminas, Digitale Têxtil, Lepper, Moovexx, PH FIT, Rhodia, Santanense, Sapeka, SENAI-Blumenau e Tekla visitaram centros tecnológicos com foco em nanotecnologia e materiais inteligentes como CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal) e o CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes), localizados na cidade de Vila Nova de Famalicão.

 

Também em Portugal, o grupo de empresários participou do 1º Workshop Luso-Brasileiro de Inovação Têxtil. Lá, eles conheceram a Plataforma Internacional Fibrenamics, uma ligação entre universidades, empresas e sociedade, que nasceu a partir da necessidade de transferir conhecimento de forma pragmática.

 

Para Roger Guenther, representante da Santanense, a missão mostrou o quanto as instituições de pesquisa estão avançadas em termos de nanotecnologia aplicada à indústria têxtil. Ele também menciona a importância das missões como forma de acesso a tantas novidades. “Estes eventos não só permitem criar uma rede de contatos com empresas e institutos internacionais, como também aplicar na empresa os ensinamentos que tivemos aqui. Já estamos avaliando a possibilidade de adotar o acabamento retardante a chamas por spray na Santanense”, completa.


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