Escalar seu negócio: você já fez o exercício do 10 vezes mais?



Fonte: Administradores

Especialistas normalmente afirmam categoricamente que na jornada empreendedora só existem dois caminhos possíveis: “crescer ou morrer”. O que eles falham em dizer é que crescer de forma errada também pode levar à morte.

O mundo empresarial é recheado de casos de empresas que falharam por dois grandes motivos: Falta de inovação e adaptabilidade às novas dinâmicas de mercado (como o caso da Blockbuster); e Crescimento acelerado acima de sua capacidade (como o caso da Pets.com).

Comumente só nos lembramos dos casos de falta de inovação, pois os casos de falência por crescimento acelerado acabam sendo confundidos com má gestão, azar, entre outros fatores. Mas existem muitos dados interessantes que provam que o segundo ponto é o maior deles.

A Kauffman Foundation e a Revista Inc realizaram um estudo de acompanhamento das empresas que receberam o reconhecimento de estar entre as 5.000 empresas de mais rápido crescimento nos EUA, analisando sua situação cinco a oito anos depois de aparecer nessa lista. O que eles descobriram foi surpreendente: cerca de dois terços das empresas que fizeram parte da lista haviam encolhido em tamanho, saído do negócio ou vendido abaixo do preço de mercado.

(Leia na íntegra)