Entenda a importância da responsabilidade social e ambiental nas empresas


Fonte: Administradores

É certo de que as empresas são as grandes fontes de geração de emprego e avanços tecnológicos, impulsionando a economia de todo um país. Em meio a tantas inovações, benchmarks e marketing de superfície, é perceptível a expansão do comprometimento social e ambiental entre as corporações nacionais.

Janaina Muller, diretora da Setor 3 consultoria, empresa que atua há dez anos com Ongs e demais entidades ligadas ao terceiro setor, e desenvolve junto a empresas projetos socialmente responsável. Afirma que empresa responsável socialmente e ambientalmente é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes, principalmente da comunidade. “A RSE e ambiental nos negócios é um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. Não somente o produto final da empresa, mas ao conceito de que pertence ao interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas também são responsáveis por seus fornecedores, e devem fazer valer seus códigos de ética aos produtos”, explica.

A especialista reforça que os grandes diferenciais das empresas socialmente e ambientalmente responsáveis são as posturas éticas e o respeito com a comunidade. “O reconhecimento destes fatores pelos consumidores, e o apoio de seus colaboradores faz com que se criem vantagens competitivas e, conseqüentemente, atinja níveis de sucesso expressivo. Prova disso é que a sociedade atual está reconhecendo a RSE como valor permanente. Estudos recentes apontam que, atualmente, mais de 70% dos consumidores preferem marcas e produtos envolvidos em algum tipo de ação social”, defende Janaina.