Embaixador da Bélgica e Lutosa participam de encontros para expandir negócios no Brasil


Fonte: Comex do Brasil

O embaixador da Bélgica, Josef Smets, junto com a Lutosa, importante fabricante belga de batatas pré-fritas congeladas, participam de uma série de encontros empresariais e políticos para expansão desse mercado no país.


O Brasil é um dos maiores importadores de batatas pré-fritas e congeladas da Europa e a Bélgica é um dos maiores exportadores. O consumo anual per capita brasileiro é de 2 kg, um terço do padrão uruguaio e bem abaixo do consumo argentino, de 9 kg.


A articulação passa pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que estuda a organização de comitivas entre os dois países para intercâmbio da tecnologia milenar de cultivo da batata belga. A produtividade por hectare na Bélgica é de cerca de 50 toneladas contra 30 toneladas no Brasil.


O embaixador e a Lutosa estão ainda em conversações com a Delegação da União Europeia no Brasil para que a batata processada seja incluída na pauta de negociação Mercosul-Europa, reaberta recentemente. Houve um encontro recente com o Primeiro Conselheiro da Delegação, Nicola Ardito, que está estudando o assunto. Cinquenta por cento do mercado de batatas brasileiro é atendido pelo mercado externo.


(Leia na íntegra)