Egito quer realizar fórum econômico no Brasil


Fonte: ANBA

O Egito quer realizar um fórum econômico com empresas e representantes do governo do país árabe e do Brasil em 2016. A proposta foi discutida nesta quinta-feira (10) entre o gerente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, e representantes da Autoridade Geral para Investimentos e Zonas Francas (Gafi, na sigla em inglês), no Cairo.

“Eles querem realizar um fórum econômico no Brasil, possivelmente em maio de 2016, com empresas e governos e ter como foco os setores de infraestrutura, alimentos, automotivo e têxtil”, afirmou Mansour.

Também nesta quinta-feira, o gerente de Relações Governamentais visitou a Egypt Customs, agência alfandegária do país árabe. Lá, ele apresentou a certificação digital de documentos. Esta tecnologia está sendo implantada pela Câmara Árabe e é utilizada para emissão de documentos que certificam a origem dos produtos exportados pelo Brasil aos árabes. “Eles se mostraram muito interessados e receptivos em implantar a certificação online. Pediram a presença de um profissional da Câmara Árabe para começar a implantar a certificação na Egypt Customs e apresentá-la aos técnicos da agência”, disse Mansour.

A Câmara Árabe já certifica os documentos, mas o processo está migrando para a plataforma online. Para que seja adotada é preciso fazer parcerias com as aduanas de cada país.

(Leia na íntegra)