CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO


Fonte: Administradores

O assunto exportação nos traz muitas curiosidades, com o crescimento do mercado consumidor. 
A exploração de novos mercados se torna cada vez mais constante quando tratamos de suprir as nossas necessidades. Com isso o comércio exterior se faz presente, com compras internacionais buscando opções variadas, de todos os tipos e marcas de produtos, incluindo a importação e exportação de peças para montagens de produtos fabricados no país. 

Consórcio de exportação vem na tentativa de facilitar o comércio internacional para micro e pequenas empresas, com a diminuição de custos, já que os mesmos são fracionados entre as participantes do consórcio. Muitos países adotaram essa medida há vários anos, outros na tentativa não tiveram o mesmo resultado.

O presente artigo tem como objetivo esclarecer o conceito de consórcio de exportação, quais as características do termo. O estudo aborda algumas circunstâncias que as empresas precisam adotar na decisão de exportar e os problemas enfrentados na tentativa de abrir um consórcio nessa área. Por fim, a pesquisa busca responder uma questão: Consórcio de exportação é uma alternativa viável para micro e pequenas empresas?