Conheça o Block K e a forma que isso pode afetar uma empresa


Fonte: Portogente

O controle da produção e do estoque, hoje também conhecido como Block K na Escrituração Fiscal Digital (EFD), é um arquivo digital que se constitui em um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Após as informações serem prestadas pelos contribuintes, os blocos do arquivo da EFD trabalham no uso do ICMS e IPI, sendo assim o Fisco será capaz de encerrar a fase de operação da empresa, a partir da compra de matéria-prima até produção do produto final, deste modo a combater a emissão de notas da EFD (Escrituração Fiscal Digital) ICMS IPI. O ICMS-IPI se refere a informações relacionadas à produção e ao estoque de produtos na autorização da empresa e no poder de terceiros.

Caso aconteça de se encontrar alterações não justificadas na movimentação dos estoques, esse ato pode ser considerado como sonegação fiscal. Dessa forma, é indispensável um trabalho excelente em equipe com os diversos setores da empresa, incluindo os departamentos fiscal, de contabilidade, custos e estoques, entre outros.

(Leia na íntegra)