Conferência mostra oportunidades no Canal de Suez


Fonte: ANBA

De 22 a 24 de fevereiro, no Cairo, o governo do Egito vai realizar a Conferência Global do Canal de Suez. O evento tem por objetivo promover as oportunidades de negócios existentes na área do canal para empresários de todo o mundo.

“No final de 2015, o presidente [Abdel-Fattah El-Sisi] assinou um decreto criando a Zona Econômica do Canal de Suez para a instalação de multinacionais em toda a área do canal, de Suez a Port Said”, disse Mohamed Elkhatib, cônsul comercial do Egito em São Paulo. A extensão da área é de 460 quilômetros.

Com o decreto, segundo Elkhatib, o governo egípcio quer atrair empresas de ramos como construção e manutenção de navios, armazenagem e logística, indústrias pesadas e de nutrição animal. “O evento é importante para qualquer empresa brasileira que queira entrar nessa área (do canal)”, destacou o diplomata.

Criado em 1869, o Canal de Suez permite que navios viajem da Europa para a Ásia sem ter que contornar o continente africano. A navegação ocorre nos dois sentidos, mas até metade do ano passado havia um ponto em que os navios que iam a uma direção precisavam esperar até 11 horas para que os navios que vinham do outro lado pudessem cruzar o canal.