Como o erro pode conduzir sua empresa ao sucesso

Fonte: Administradores


Seja rápido para errar e mais rápido para se recuperar. Duas décadas atrás, uma frase assim jamais seria sussurrada nos corredores das empresas, amigas da previsibilidade e das projeções anuais de lucro. Hoje, a inovação é um imperativo. A velocidade de transformação das tecnologias implica em maior necessidade de adaptação dos negócios. A questão não é mais errar, mas como superar o erro de maneira rápida e decisiva.

Em janeiro de 2015, quando o protótipo de foguete desenvolvido pela SpaceX explodiu na tentativa de aterrisagem, o empresário Elon Musk definiu aquele dia como "excitante". A reutilização de foguetes é uma etapa crucial para as viagens comerciais interplanetárias, propósito que ainda parece distante e utópico. Um erro dessa magnitude seria suficiente para desacreditar investidores e atirar o projeto às gavetas.

Um ano depois, a aterrisagem foi concluída com sucesso. O sonho de ter um foguete 100% reutilizável ainda não foi alcançado, porém Musk prometeu atingir esse objetivo até 2018. A questão é que, se o erro não fosse visto como uma etapa crucial do processo de inovação, poucos engenheiros e designers da SpaceX estariam dispostos a apostar a própria carreira em uma ideia megalomaníaca.

O limite entre o pensamento criativo "fora da caixa" e o acidente que gera inovação é bem confuso. Antes da Penicilina, doenças como a Tuberculose eram tratadas como morte certa. A descoberta acidental do antibiótico por Alexander Fleming -- ele esqueceu placas com culturas de bactérias no laboratório ao sair de férias -- deu início a uma nova era no tratamento de doenças.

É importante enfatizar que a tolerância ao erro nas empresas refere-se ao risco de apostar em novas ideias, e não à ociosidade, baixa performance e incompetência. Como já afirmava Louis Pasteur, "nos campos da observação, o acaso favorece apenas as mentes preparadas". Confira abaixo quatro dicas para implementar uma culturade tolerância ao erro sem ser complacente com a incompetência.


(Leia na íntegra).