Com incentivos e redução da burocracia, acelera a exportação de veículos brasileiros

Fonte: Portal Brasil

Depois de mudanças que simplificaram e facilitaram a troca comercial entre o Brasil e o restante do mundo, as exportações de automóveis dispararam. O setor tem contribuído diretamente para a retomada da economia e para a recuperação do mercado de trabalho. Apenas em agosto, US$ 641,6 milhões em veículos de passageiros foram exportados – um recorde para o mês.

Fatores como a assinatura de acordos internacionais e a implantação do Portal Único de Comércio Exterior e a nova política automotiva (o Rota 2030), em fase final de elaboração, foram determinantes para o setor automotivo brasileiro ganhar espaço nas exportações.

Nas relações entre Brasil e Argentina, por exemplo, o portal único reduziu em 30% o custo das emissões dos certificados de origem. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), o tempo de emissão dos documentos caiu de um dia para 30 minutos com o portal. Essa e outras medidas, de acordo com autoridades e especialistas, têm influenciado as exportações.

(Leia na Íntegra)