Chile apresenta o ExportAfrica e busca apoio do Brasil para acessar aos mercados africanos


Fonte: Comex do Brasil

Com o objetivo de conhecer a experiência do Brasil como importante parceiro da África e identificar oportunidades de ações trilaterais naquele continente, o governo do Chile, através do ProChile (a agência responsável pela promoção das exportações e atração de investimentos do país andino) promove nesta quarta-feira (11) em Brasília, o Seminário “Projeções políticas, econômicas e de cooperação entre o Chile e a África”. O evento, que servirá também para divulgar o plano “ExportAfrica”, que está sendo implementado pelo ProChile, terá como principal palestrante o economista Roberto Paiva, diretor dessa instituição.

O seminário será realizado no Centro de Convenções Brasil 21 e sua versão 2016 é a terceira de eventos similares já realizados em anos anteriores, organizados pela Embaixada chilena. Até a semana passada estavam confirmadas as presenças de 29 países africanos que possuem embaixadas no Brasil. Entre os objetivos do simpósio está a busca de um maior conhecimento das oportunidades comerciais entre o Chile, Brasil e os mercados africanos.

De acordo com a Embaixada do Chile em Brasília, “o governo chileno considera esta ação de grande relevância, já que além de identificar as oportunidades de negócios com o continente africano, permitirá conhecer melhor a experiência do Brasil nesse mercado. Devido à localização geográfica, o Brasil conta com um desenvolvimento logístico avançado para chegar à África, o que permite ter um solido intercâmbio com esses países. Por isso, a missão diplomática chilena acredita que o Brasil pode ser um parceiro estratégico para que os produtos chilenos cheguem a esse mercado”.

(Leia na íntegra)