Brasil e União Europeia discutem desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas

Fonte: Comex do Brasil

O secretário especial Micro e Pequena Empresa (Sempe) do MDIC, José Ricardo da Veiga, participou da última terça-feira (20), na Cidade do México, de encontro bilateral com a diretora em exercício do Programa para a Competitividade de Pequenas e Médias Empresas Europeias (Cosme) e da Política de PMEs da União Europeia, Kristin Schreiber.

Durante a reunião, o secretário conheceu detalhes do modelo europeu para o desenvolvimento do setor. "Conversarmos bastante sobre legislação de MPMEs da União Europeia, onde cada país tem independência para aplicar sua legislação. A Comissão Europeia atua estimulando os países a oferecerem condições mais favoráveis para o setor a partir de avaliações de impacto e de recomendações da Comissão aos Estados Membros. Eles vão compartilhar essa metodologia conosco, o que vai ser útil para atuarmos em coordenação com os estados do Brasil", disse o secretário. "Já é uma ideia nossa criar o mapa nacional do cumprimento do Estatuto da Micro e Pequena Empresa. Podemos abreviar este caminho a partir do exemplo da UE" avaliou.

Outro assunto tratado na reunião foi o estímulo ao crédito. O Programa para a Competitividade de Pequenas e Médias Empresas Europeias conta com orçamento de aproximadamente ? 2,3 bilhões para o período de 2014 a 2020. Desse valor, 61% são aplicados em políticas de financiamento.

(Leia na íntegra)