Você sabe o que faz um despachante aduaneiro?

Você conhece os serviços prestados por um despachante aduaneiro?

Nosso Diretor, Fábio Belau, participou de um bate papo no canal do youtube da Sheila Bonne, falando um pouco sobre a profissão de despachante aduaneiro. 

Alguém já ouviu o comentário de que profissão de despachante é a mais antiga do Brasil? Seria essa uma verdade? Deixo vocês assistirem o vídeo para saber.

É obrigatório ter um despachante aduaneiro representando o importador e/ou exportador nas operações de desembaraço aduaneiro? Não! Não é obrigatório, mas é recomendado, pois o despachante é um conhecedor das leis, regras, etapas e possui bom relacionamento com a Receita Federal Brasileira e demais entidades de classe.

Conforme dados da Receita Federal de 2019, 97% das operações de importação e/ou exportação foram realizadas por intermédio de um despachante aduaneiro. Este dado deixa evidente que mesmo sem a obrigatoriedade de o desembaraço ser realizado por este prestador de serviços, ele ainda é muito demandado para realizar as operações. Podemos concluir que isso tende a ocorrer pelo fato do despachante ser um conhecedor da legislação aduaneira, importante parceiro do importador, exportador e “amigo” da Receita Federal do Brasil.Todas as etapas e todos os intervenientes são importantes e necessários para que a operação de importação e/ou exportação ocorra da melhor e mais correta forma possível, mas, para isso, é fundamental observar e ressaltar que cada um deles (importador, exportador, despachante, agente de cargas, Receita Federal e demais) assuma as suas responsabilidades no fluxo das informações e operações.

O despachante é o responsável por levar ao conhecimento da Receita Federal todas as informações referentes a operação que está sendo realizada, bem como, seus documentos. Ele assume o papel de Solidário as operações e é com o seu CPF que realiza o desembaraço. SIM, o despachante respondente pelas operações com o seu próprio CPF.

Assista ao vídeo e aproveite o desenrolar deste bate papo fluído e cheio de informações.