Sobre a situação da COVID na China e Operação da RFB

Prezados Clientes e Parceiros,

Gostaríamos de transmitir a situação sobre dois temas que ainda estão afetando a logística de transporte internacional.

Ocorre que a logística para as importações e exportações continuam sendo atingidas negativamente no Brasil, ainda por efeitos colaterais da COVID-19 e também pela Operação Padrão da Receita Federal do Brasil.


COVID-19 E A CHINA

Temos sido alertados por nossos parceiros asiáticos de que algumas cidades chinesas vêm retomando a utilização do sistema de lockdown devido aos elevados surtos de COVID-19. Somente o fechamento parcial de uma cidade como Shanghai, já desencadeia uma série de efeitos colaterais e em cascata nos atrasos de entregas de cargas, bem como,  atingindo a   cadeia logística global como um todo.

Resumimos abaixo o que recebemos da China:

“De 28 de março a 1º de abril, as rígidas medidas de bloqueio serão aplicadas nas regiões situadas a leste e sul do rio Huangpu, incluindo Pudong New District, onde estão localizados os portos de Yangshan e Waigaoqiao. Então, de 1º a 5 de abril, bloqueios e testes temporários semelhantes serão lançados principalmente em distritos urbanos a oeste do rio Huangpu.

Todos os moradores devem ficar em casa. Todas as empresas, exceto aquelas que garantem as necessidades diárias, devem funcionar sob gestão fechada ou trabalhar em casa. Enquanto isso, todos os serviços de transporte público, incluindo ônibus, metrô, balsa e táxi, foram suspensos em regiões fechadas.

Embora a maioria dos bloqueios de Xangai esteja em áreas residenciais, espera-se que muitas fábricas suspendam a produção devido à escassez de mão de obra.

- Para embarques marítimos nas próximas duas semanas, dentro do possível e como alternativa, sugerimos desviar suas cargas, especialmente para cargas LCL que necessitem passar por um CFS.

- Portos e Terminais: Funcionamento normal. No entanto, a eficiência geral foi amplamente reduzida devido a medidas de quarentena e escassez de mão de obra.

- Serviço de transporte rodoviário: O transporte de, e para os terminais de conteiners é severamente limitado, com restrições de transporte em grande escala nas principais estradas e rodovias. Os motoristas de caminhão precisam de um teste de PCR dentro de 48 horas para sair de Xangai, depois para reentrar na cidade e novamente entrar nos portos e terminais.

- Entorno do armazém: Todas as operações foram suspensas.”

Algumas dificuldades logísticas da região já estavam sendo vagarosamente superadas, mas agora, provavelmente regrediremos novamente e teremos mais desafios durante este ano.

Continua-se com a máxima de que, infelizmente, as programações de compras internacionais devem ser muito antecipadas.

 

OPERAÇÃO PADRÃO RFB

Os auditores fiscais da RFB ainda continuam em Operação Padrão. Temos acompanhado os esforços e pressões de diversas frentes na tentativa de resolver o problema, mas até agora não há nada de concreto para uma solução, apesar de haver rumores de que haveria uma perspectiva para assinatura de ato para solução da demanda (Bônus por produtividade), para 31 de março, e em abril a categoria retornaria ao trabalho normal.

Enquanto isto, para quem tem seus processos paralisados por atraso de fiscalização e possui urgência, a melhor alternativa ainda é solicitação de desembaraço por via judicial.

A equipe da CONEXO LOGISTICS está disponível para esclarecimentos adicionais.


Atenciosamente,

Fábio Belau
Diretor Geral