Prezados Clientes e Parceiros!
Desejamos fornecer uma atualização sobre a paralisação dos Auditores da Receita Federal do Brasil (RFB), que teve início no dia 24 de agosto. Até o momento desta comunicação, não temos informações adicionais sobre os desdobramentos desse movimento.
No entanto, é importante informar que as cargas sujeitas a parametrização no Canal Verde estão sendo liberadas normalmente. Ainda aguardamos detalhes sobre as possíveis consequências para as cargas parametrizadas nos canais Amarelo, Vermelho ou Cinza. Com base em situações semelhantes ocorridas anteriormente, é provável que haja consideráveis atrasos caso a operação padrão continue.
A seguir, apresentamos o motivo subjacente a essa paralisação e uma das ações empreendidas pelo Sindicato dos Despachantes Aduaneiros (SDAERGS). O sindicato está mobilizando as entidades representativas empresariais no intuito de exercer pressão sobre o Governo Federal, buscando uma solução imediata para essa questão.
Continuaremos a manter todos informados à medida que novos desenvolvimentos ocorram.
Fabio Belau
Diretor - Conexo Logistics
MOTIVAÇÃO PARA A PARALIZAÇÃO/OPERAÇÃO PADRÃO DOS AUDITORIES DA RFB
A possibilidade da retirada de recursos para o pagamento do bônus de eficiência da categoria, recém-regulamentado pelo governo, devido a cortes drásticos no orçamento do Ministério da Fazenda, motivou o posicionamento conjunto da Direção Nacional, Comando Nacional de Mobilização (CNM) e Mesa Diretora do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) pela retomada do movimento dos Auditores-Fiscais.
Conforme assinalado nas Considerações e Indicativos da assembleia, os cortes foram determinados pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento e Orçamento e poderão impactar no funcionamento da Receita Federal e no montante dos recursos destinados ao pagamento do bônus de eficiência. O governo tem até o dia 31 de agosto para encaminhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual do Congresso Nacional.
SDAERGS SE MANIFESTA SOBRE PARALISAÇÃO NA RECEITA FEDERAL
O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Rio Grande do Sul (SDAERGS), Marcelo Clark Alves, participou nesta quinta-feira (25) da reunião de diretoria na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), realizada em Porto Alegre. Entre as várias pautas apresentadas, o presidente do SDAERGS levou a preocupação com a nova paralisação realizada pela Receita Federal. Marcelo Clark Alves alertou aos empresários presentes sobre o grande problema que será gerado pela paralisação, que além dos custos gerados, poderá ocasionar desabastecimento de vários produtos.
“Pedimos apoio à Fecomércio na busca de solução junto ao governo federal, o mais breve possível”, disse o presidente Marcelo Clark Alves, ao final de sua exposição.