A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, atualizou no fim da tarde deste domingo (5) a situação do local. Pousos e decolagens estão suspensos por tempo indeterminado desde a noite da última sexta-feira (3). As companhias Gol, Latam e Voepass já sabem até quando manterão os voos suspensos em Porto Alegre.
No sábado (4), parte do pátio de manobra de aviões amanheceu alagado. A água subiu ao longo do dia e, na manhã deste domingo, mal se conseguia ver a pista. Aviões de pequeno porte que estavam na área do aeroporto tiveram que ser recolhidos para uma parte mais alta do terreno.
Um Boeing 727 da Total, utilizado no transporte de cargas, é o único avião de maior porte que está em solo e com a água encobrindo os pneus. As companhias de transporte de passageiros Latam, Gol e Azul já suspenderam pousos em Porto Alegre no início da noite de sexta, evitando que seus aviões ficassem no pátio.
Segundo nota divulgada pela Fraport no fim da tarde deste domingo, as operações no aeroporto de Porto Alegre seguem suspensas por tempo indeterminado. "Seguimos em contato com a Defesa Civil, autoridades e companhias aéreas para acompanhamento e avaliação da situação", informou, frisando que "não há previsão de retomada".
A Fraport destaca que "para segurança de todos, o terminal de passageiros está fechado, sem presença de passageiros. Permanecem apenas as equipes necessárias para a segurança e gestão do sítio aeroportuário". A orientação é para que os passageiros que tinham voos marcados entrem em contato com as companhias aéreas.
Os aeroportos de Caxias do Sul e de Passo Fundo seguiam operando normalmente neste domingo. Os voos ligando as duas cidades a São Paulo foram ampliados pelas companhias. A expectativa é que mais horários sejam disponibilizados neste início de semana. A dificuldade é ir, por via terrestre, de Caxias do Sul e Passo Fundo a Porto Alegre, por exemplo. São quase 100 pontos de bloqueio nas rodovias gaúchas.