O transporte de mercadorias por via aérea tem uma história relativamente recente, mas revolucionou a logística global como nunca.
Reza a lenda que os primeiros serviços postais aéreos surgiram no início do século XX e, desde então, o transporte aéreo de cargas não parou de crescer.
Hoje, esse modal é fundamental para atender demandas urgentes e, além disso, garantir rapidez na entrega de produtos perecíveis, medicamentos, maquinários e muitos outros itens. Neste texto, vamos mergulhar nesse fascinante mundo da logística dos embarques aéreos.
Bem como aproveitaremos para entender o cálculo de cubagem, a complexa tarifação das companhias, além dos cuidados necessários para transportar volumes pelo ar em segurança. Portanto, embarque conosco nessa viagem aos bastidores do transporte aéreo de cargas para entender como ele se tornou vital no comércio internacional contemporâneo.
O transporte aéreo de cargas é, certamente, uma opção interessante para determinadas situações logísticas, especialmente quando a rapidez na entrega é fundamental.
Seguem alguns cenários nos quais vale a pena investir no embarque aéreo de mercadorias:
Produtos perecíveis ou que requerem entrega urgente: embarques aéreos são, certamente, a melhor opção para o transporte de itens como alimentos frescos e medicamentos, que podem se deteriorar rapidamente. A velocidade do avião permite entregar esses produtos no destino antes que estraguem;
Lançamentos de novos produtos: As empresas costumam utilizar o transporte aéreo quando estão lançando um novo produto no mercado. O objetivo é chegar antes dos concorrentes e ganhar vantagem competitiva. Afinal, a rapidez do avião possibilita uma distribuição rápida para pontos de venda em diversos países;
Amostras e protótipos: O envio de amostras, protótipos e outros materiais para testes e aprovações se beneficia muito do transporte aéreo. Em suma, a agilidade deste modal permite que os projetos avancem sem atrasos à espera de envios;
Produtos de alto valor agregado: Itens de luxo, joias, relógios, eletrônicos e outros bens de alto valor justificam o custo maior do frete aéreo para garantir segurança, rapidez e evitar extravios;
Entregas fracionadas: Para transportar volumes menores com frequência, o modal aéreo é, certamente, o melhor que fretar um navio inteiro;
Urgências e imprevistos: O transporte aéreo pode ser usado para contornar atrasos e falhas logísticas, dessa forma, acelerando entregas que estão fora do prazo;
Sazonalidades e picos de demanda: O avião é ideal para atender picos de demanda em datas comemorativas, eventos e sazonalidades, assim garantindo estoque rápido.
A cubagem considera as dimensões do volume transportado, logo, saber esse cálculo é essencial para determinar a tarifa do transporte aéreo.
Em outras palavras, o custo do frete aéreo vai depender do peso e do espaço que ocupará na aeronave. Portanto, a cubagem precisa evitar surpresas em relação ao custo dos embarques aéreos.
Em seguida, acompanhe a explicação de como esta variável é calculada.
O cálculo da cubagem se dá a partir da fórmula:
Comprimento x Largura x Altura = Cubagem em metros cúbicos.
Vamos imaginar que minha carga tenha um peso real de 550kg e seja composta por 3 pallets com as seguintes dimensões:
1º Pallet:
2º Pallet:
3º Pallet:
Portanto, o peso cubado para essa carga será de 1.385kg, apesar de ela pesar realmente 550kg o transporte aéreo irá considerar o peso cubado para tarifação.
Assim, quanto maior a cubagem e o peso, mais caro tende a ficar o frete aéreo. Por isso, é recomendável otimizar a embalagem, paletização e empilhamento da carga para reduzir ao máximo as dimensões do volume.
Subestimar a cubagem pode levar a uma diferença grande entre o frete estimado e o real, o que pode certamente gerar prejuízos. Por outro lado, superestimar as dimensões também é prejudicial, pois se paga por um volume maior que o embarcado.
Ter os números exatos de cubagem permite solicitar cotações de frete aéreo mais realistas e tomar melhores decisões logísticas e financeiras. Por exemplo, avaliar se o transporte aéreo é mesmo vantajoso para aquele tipo de carga ou se compensa mais enviar pelo modal marítimo.
Além disso, o cálculo correto possibilita otimizar a estiva da carga na aeronave, aproveitando melhor o espaço disponível e reduzindo custos.
A tarifação nos transportes aéreos de carga é um processo complexo, que envolve a consideração de diversos fatores, não só nos processos de importação como também de exportação.
As principais variáveis que influenciam a formação do preço do frete aéreo são:
Tipo de mercadoria transportada: cargas classificadas como perigosas ou valiosas estão sujeitas a taxas mais elevadas;
Peso e volume da carga: quanto maior o peso e a cubagem da carga, mais alto tende a ser o custo do frete aéreo. Além disso, há taxas mínimas para pequenos volumes;
Distância total do trecho: rotas mais longas têm custo maior de transporte aéreo;
Urgência e prazo de entrega: cargas que requerem entrega expressa e em horário pré-determinado pagam valores adicionais;
Natureza do embarque: os processos de importação e exportação têm particularidades legais e burocráticas que impactam a composição das taxas;
Restrições das companhias aéreas e aeroportos: regras específicas na origem e destino afetam os valores finais;
Variações do câmbio, custo do combustível e impostos: oscilações na economia e legislação influenciam a precificação.
Portanto, para definir o frete aéreo ideal, o embarcador deve considerar todas essas variáveis, comparar propostas e negociar os melhores termos contratuais e condições de pagamento.
O frete aéreo baseia-se em tabelas de preço por peso ou cubagem informadas pelas companhias. Além disso, configurações da carga e trecho embarcado determinam exceções e adicionais.
Por fim, o embarcador deve buscar propostas de diferentes transportadores aéreos para comparar e negociar a tarifa mais vantajosa. Só conhecendo profundamente essa complexa estrutura de custos é possível precificar adequadamente o frete aéreo.
Transportar cargas pelo modal aéreo exige uma série de cuidados especiais para garantir a integridade e segurança dos volumes:
Por fim, com planejamento, atenção aos detalhes e parceiros confiáveis, o transporte aéreo garante rapidez com total segurança às mercadorias.
Cuidamos de todo o processo do seu transporte internacional de cargas pelo modal aéreo.
Estamos há mais de 33 anos no mercado e dispomos de uma ampla gama de serviços para atender desde pequenos embarques expressos até grandes cargas charter.
Somos especialistas em:
Oferecemos soluções sob medida e personalizadas, com atendimento próximo ao cliente. Além disso, acompanhamos todo o trajeto da sua carga, desde a coleta até a entrega final, garantindo rapidez e segurança.
Com nosso apoio, você pode focar no seu negócio com a tranquilidade de ter uma sólida parceria logística aos seus cuidados.
Entre em contato para saber mais sobre nossos serviços de embarques aéreos internacionais.