Consequências do bloqueio ocorrido no Canal de Suez

A CONEXO, como agente de cargas internacional, está sempre atenta as movimentações importantes na logística, por isso, e embora seja um assunto extremamente divulgado nos últimos dias, cabe-nos atualizá-lo quanto as prováveis consequências para o transporte internacional  causadas pelo bloqueio ocorrido no Canal de Suez.

Já estamos recebendo alertas de armadores e de nossos pares dos mais diversos países do mundo de que o cenário logístico que já estava difícil, deverá piorar nas próximas semanas e meses.

Alguns armadores darão preferência ao atendimento inicial a grandes contas entre US e EU, rota esta que já está duramente comprometida com o atraso. Para compensar esta rota, alguns armadores também já planejam deixar de embarcar volumes expressivos de cargas para LATAM. A falta de containers e omissões devem aumentar e as tarifas de fretes certamente serão afetadas em todos os serviços ofertados.

O modal aéreo também deverá ser impactado, visto que a demanda provavelmente aumentará.

Por tudo isso, dentro do possível, sugerimos que a programação para seus embarques seja o mais antecipada possível, tanto para as exportações como para as importações.

Continuaremos periodicamente avaliando a situação e a qualquer novidade quanto a este quadro, voltaremos a informar.

A CONEXO permanece a disposição para qualquer esclarecimento adicional.