Confira os Ganhadores do Prêmio Primus Inter Pares 2021

Empresas que se reinventaram, transformaram suas estratégias e mergulharam em um universo de novas possibilidades foram as grandes vencedoras da 21ª edição do Prêmio Primus Inter Pares Assintecal. A cerimônia online da premiação que reconhece iniciativas de empresas do setor coureiro-calçadista, foi realizada na tarde desta terça-feira (1º). A Conexo foi uma das patrocinadoras do evento!

O Prêmio Primus foi apresentado por Marnei Carminatti, designer e consultor da Assintecal e do Inspiramais, em parceria com Camila Cruz, gestora de projetos da FENAC. O tema desta edição foi a transformação digital. Eles apresentaram os vencedores das cinco categorias: Design, Exportação, Inovação Tecnológica-Covestro, Mulheres Empreendedoras-Braskem e Sustentabilidade. Durante o evento, foram sorteadas mentorias nas áreas de Design, Inovação, Sustentabilidade, Branding Digital e Exportação, entre o público que assistiu a premiação.

“Nós sempre acreditamos na força da mudança e na capacidade de reinvenção a partir de grandes desafios. Hoje, na indústria, não é diferente. Premiamos nesta tarde empresas e profissionais que estão trazendo lições importantes para o nosso mercado. Que estão se reinventando, encontrando novos formatos, novos jeitos de se comunicar.  Que estão criando outros canais de venda, ampliando horizontes”, destacou o presidente da Assintecal, Gerson Berwanger.

“É um prêmio muito tradicional. Tem uma relevância muito grande na região Sul, onde a Braskem está presente, tem a sua unidade industrial e uma atuação histórica no setor coureiro-calçadista. Esse prêmio incentiva as empresas, as pessoas e a indústria a buscar soluções. A cada ano vemos cases muito interessantes, elevando o desenvolvimento da indústria local e regional do setor”, acrescentou Fernanda Ribaski, Gerente Comercial de Solventes da Braskem, e avaliadora da categoria Mulheres Empreendedoras, também patrocinada pela empresa.

“Especialmente em um ano tão desafiador, com a pandemia, e as demandas geradas por ela, foi interessante ver a quantidade de cases inscritos. A Covestro reconhece a importância do prêmio para a indústria calçadista e, por isso, vem participando como patrocinadora há algumas edições. As várias categorias premiadas possibilitam que muitas iniciativas sejam reconhecidas e são um termômetro para mostrar o engajamento das empresas em melhoria constante”, afirmou Helga Wysocki, sales & market development LATAM, representando a Covestro, nossa patrocinadora e avaliadora das categoria Inovação Tecnológica Covestro e Sustentabilidade.

Os vencedores

Para Gustavo Dal Pizzol, CEO da Top Shoes, vencedora da categoria Design (MPE), o prêmio é um reconhecimento importante dentro da história da marca. “Usamos nossas tecnologias 3D para criar um produto que trouxe um novo olhar de futuro para as nossas empresas e manteve nosso negócio fortalecido durante a pandemia”.

Já na avaliação da gestora de projetos da Killing Tintas e Adesivos, Cenira Verona, o prêmio da categoria Design (MGE) consolida o ótimo momento da empresa e toda sua trajetória de 59 anos. “É muito motivador ver o reconhecimento do case do ACESSO, que apresenta não só um produto, mas um conceito que favorece e contribui para a evolução do design calçadista. Viabiliza a geração de uma infinidade de produtos melhores, fazendo uso de conhecimento técnico de colagem e novas tecnologias, aumentando a chance de sucesso”, destaca.

De acordo com Maikon Konrad, export department da Pollibox Ecoadesivos, a proposta vencedora da categoria Exportação (MGE) tem relação com a forma como a empresa conseguiu se adaptar durante a pandemia para continuar dando um atendimento diferenciado e técnico aos clientes e distribuidores, além de ter conseguido manter o faturamento e as vendas numa proporção inclusive superior a 2019. “Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É um trabalho de muitos anos, que cada vez mais vem trazendo resultados positivos para a empresa”, observa.

Vencedora da categoria Inovação Tecnológica-  Covestro (MPE), a Tricota se propôs a criar uma ponte viável e prática entre a tecnologia e a necessidade emergente do mercado. “O significado do prêmio é a energia que impulsiona o empreendedor a buscar soluções que diminuam os impactos ambientais e desperdícios para termos uma economia e produção sustentável”, afirma o diretor da Tricota, Leandro Nascimento de Souza.

O foco da TNS Nano, que venceu a mesma categoria (MGE), foi mostrar como a empresa atuou para ser mais uma vez aliada do setor calçadista. “Fechamos o ano de 2020 com a sensação de missão cumprida ao recebermos feedbacks de que contribuímos ativamente para a retomada das operações industriais de nossos clientes”, revela o diretor geral da TNS Nano, Gabriel Nunes.

Ana Cláudia Grehs Trein foi reconhecida na categoria Mulheres Empreendedoras-Braskem pelo projeto My Shoe Again. O case consiste em reutilizar o sapato e praticamente todos os resíduos oriundos da indústria calçadista como matéria-prima na confecção de um componente que fará parte de um novo produto. A ideia contempla os fundamentos da Logística Reversa e da Economia Circular. “Vencer nessa categoria representa valorizar o esforço de quem luta todos os dias para tirar do papel os conceitos de sustentabilidade e colocá-los em prática de uma forma objetiva, clara e viável. São os frutos de uma longa caminhada de muito investimento pessoal, voluntário, de tempo e financeiro”, afirma a especialista de materiais no Studio.

A Camaleoa Indústria Têxtil foi a vencedora da categoria Sustentabilidade (MPE). A proposta inscrita se destacou pelos diversos processos internos, bem embasados e criativos. “Em um momento em que a busca por sustentabilidade só cresce, ganhar um prêmio que reconhece os nossos projetos é uma confirmação da seriedade e qualidade do que estamos constantemente trabalhando para alcançar”, avalia Marina Jung, coordenadora de estilo da Camaleoa.

A Magma foi vencedora da categoria Sustentabilidade (MGE). O diferencial da proposta é o reaproveitamento de materiais de difícil reciclagem — aqueles que iriam acabar em aterros sanitários sem destino econômico. São reciclados plásticos compósitos, num processo que não envolve água, e traz vantagens técnicas no produto final. “Estamos muito orgulhosos, por ser um prêmio encabeçado pela Assintecal, pela Abicalçados. É um momento particularmente interessante em que as nossas empresas estão se fortalecendo no Rio Grande do Sul”, observa o diretor Fernando Nicory.

O Prêmio Primus Inter Pares Assintecal 2021 é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal). Tem patrocínio master da Braskem e Covestro, patrocínio da 3S Corp, Biason Assessoria Jurídica, Conexo – Assessoria em Comércio Exterior, Cultura Americana e codeBuddy, Fenac Experiências Conectam | FIMEC 2022, Frattini Consultores Associados, Imagine In Company, Loft Digital, M&C Helmer Valencia, Rech Sistemas de Gestão, Transduarte, e apoio da  Abrameq – Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados.

Confira a lista de vencedores:

Categoria Design (Micro e Pequeno Porte): Top Shoes (Design associado à saúde)

Categoria Design (Médio e Grande Porte): Killing Tintas e Adesivos (Aproximação entre indústria química e designers de calçados)

Categoria Exportação (Médio e Grande Porte): Pollibox Ecoadesivos  (Buscando soluções e nos adaptando em época de pandemia)

Categoria Inovação Tecnológica-Covestro (Micro e Pequeno Porte): Tricota (Simulação Virtual)

Categoria Inovação Tecnológica-Covestro (Médio e Grande Porte): TNS Nano (Calçados Antivirais: adequação da indústria calçadista ao novo cenário mundial)

Categoria Mulheres Empreendedoras-Braskem: Ana Cláudia Grehs Trein (PROJETO - MAS - My Shoe Again – Projeto de Logística Reversa e Economia Circular de calçados utilizados e de resíduos de seus componentes)

Categoria Sustentabilidade (Micro e Pequeno Porte): Camaleoa Indústria Têxtil (Desenvolvimento de tira de crochê produzida com material reciclado)

Categoria Sustentabilidade (Médio e Grande Porte): Magma (Tubox: Palmilha sustentável com tecnologia inovadora)

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Roberta Schuler
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Vencedores Prêmio Primus Assintecal. divulgação Loft