COMUNICADO: Atualização sobre o mercado de fretes marítimos e aéreos

1) IMPORTAÇÃO / ÁSIA – MARÍTIMO

Informamos que, desde outubro, os valores dos fretes marítimos têm apresentado uma tendência de queda contínua. Entretanto, na última semana, diversas companhias marítimas, como Maersk Line, MSC, CMA, Hapag Lloyd e HMM, emitiram notificações sobre a aplicação de taxas adicionais em dezembro, sinalizando uma tentativa de elevação nos valores dos fretes.

Motivos para o aumento planejado dos fretes em dezembro:

1.Cenário político nos EUA:

A recente vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas gerou preocupações no mercado sobre a possível reintrodução de barreiras tarifárias. Com isso, muitos embarcadores estão antecipando o envio de suas cargas. Além disso, a proximidade do Ano Novo Chinês tem levado a um aumento no estoque de mercadorias, sustentando os fretes mesmo no período tradicionalmente de baixa temporada.

2.Negociações de contratos para 2025:

Os armadores estão atualmente negociando tarifas para o primeiro e segundo trimestres de 2025 com grandes Beneficial Cargo Owners (BCOs). Para garantir condições vantajosas, as companhias marítimas estão buscando estabilizar e aumentar as tarifas globais antes do fechamento de contratos de longo prazo, especialmente em rotas para América do Norte e Europa.

3.Alteração na capacidade dos navios:

No final de novembro, muitas embarcações de grande porte foram substituídas por navios menores, resultando em uma redução na disponibilidade de espaço para cargas.

Espaço e atrasos nos portos:

  • Espaço disponível: Nos portos de Shenzhen e Shanghai, a capacidade de embarque permanece suficiente.
  • Falta de contêineres 40NOR: Em Qingdao e Tianjin, há uma grave escassez de contêineres deste tipo, impossibilitando novos embarques até o final do mês. Contêineres 20GP e 40HQ ainda podem ser liberados.
  • Atrasos em Ningbo: Este porto enfrenta sérios atrasos, com períodos médios de 1 a 2 semanas. Outros portos na China apresentam uma situação mais favorável, com atrasos menos significativos.

Perspectivas para dezembro:

De acordo com análises de mercado, é improvável que os armadores consigam sustentar aumentos significativos nas tarifas ao longo de dezembro. Espera-se uma elevação nas taxas durante as primeiras duas semanas do mês, seguida por uma nova queda na terceira semana.

Com relação à infraestrutura portuária no Brasil, nota-se ainda dificuldades nos terminais e em alguns portos para a devolução de equipamentos vazios, após desembaraço, o que continua gerando custos adicionais e insatisfação por parte dos importadores.

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2) IMPORTAÇÃO - AÉREO

No modal aéreo, vivenciamos um colapso logístico, especialmente no Aeroporto de Guarulhos. Como amplamente divulgado pela CONEXO LOGISTICS e pela imprensa, o elevado volume de cargas acumuladas no pátio gerou atrasos na liberação aduaneira, dificuldades na localização de mercadorias e alguns sinistros, devido à exposição das cargas ao relento.

A administração do aeroporto adotou medidas emergenciais, incluindo a suspensão temporária do recebimento de cargas e a transferência de volumes excedentes para outros terminais. Essas ações visam normalizar as operações.

Atualmente, as cargas já estão sendo recebidas, mas há dificuldades de embarque em algumas origens devido ao acúmulo de volumes em determinadas companhias aéreas. Outros aeroportos, como Viracopos (VCP), têm se mostrado alternativas, embora sua utilização dependa da logística e de outros fatores específicos.

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3) EXPORTAÇÃO – AMÉRICAS - MARÍTIMO

O mercado de fretes marítimos e a infraestrutura brasileira também enfrentam desafios. Durante alguns meses deste ano, o volume de movimentação esteve acima da média, resultando em limitações em muitos terminais e portos do Brasil.

Com relação às tarifas marítimas para as Américas, elas permanecem estáveis em comparação ao mês anterior, porém ainda acima dos níveis considerados "normais" em anos anteriores. Persistem dificuldades na disponibilidade de equipamentos vazios, especialmente contêineres de 20 pés, e na atracação de contêineres cheios, devido ao alto fluxo de cargas.

Reforçamos a importância de planejar suas operações com antecedência, solicitando reservas com o máximo de antecedência e consultando nossa equipe para identificar os armadores e portos com melhor desempenho.

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4) EXPORTAÇÃO – AÉREO (GERAL)

No modal aéreo, os efeitos do acúmulo de cargas no Aeroporto de Guarulhos (GRU) ainda estão sendo sentidos. O terminal está passando por um processo de reorganização, e a atual recomendação é que a atracação das cargas sejam agendadas com dois dias de antecedência ao voo.

Dificuldades continuam sendo observadas em algumas operações. Recomendamos planejar embarques com antecedência e avaliar alternativas junto à nossa equipe, considerando as companhias aéreas que melhor atendem às necessidades de cada destino.

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A CONEXO LOGISTICS está monitorando todas essas movimentações para oferecer as melhores soluções e manter nossos clientes informados sobre mudanças que possam impactar suas operações.

Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, nossa equipe está à disposição.