Atualização sobre o transporte marítimo: Importação Origem: Ásia e Europa

Como já vínhamos informando sistematicamente a situação de espaço tornou-se mais crítica esta semana devido ao aumento na demanda por transporte marítimo, principalmente para o Brasil e o México

A maioria dos Armadores está enfrentando dificuldades para acomodar novas reservas, e a situação de lotação dos navios deve persistir até o final de maio e adiante.

Recebemos o seguinte resumo sobre a situação dos principais armadores:

-ONE está limitando a liberação de apenas 20% do espaço para novas reservas e não pode garantir o espaço para clientes regulares.

-MSC tem todos os seus 3 serviços através da União Europeia completamente lotados, mas espera abrir mais reservas na semana 21.

-Hapag está com todos os seus navios lotados, e um serviço adicional via Roterdã em maio só vai agravar a situação.

-Cosco está com espaço limitado devido ao seu envolvimento em projetos de carros elétricos. Maersk está superlotada e não está aceitando novas vendas do MSO recentemente.

-CMA está operando com serviço e navio extras, mas apenas para pequenos volumes de carga com preços elevados.

-PIL e EMC podem acomodar algumas novas reservas, preferencialmente para Santos.

-ZIM e HMM também estão enfrentando escassez de espaço e baixa disponibilidade de contêineres.

A situação atual continua desafiadora, com atrasos de até 4 semanas e os preços do frete continuam em alta, com tendência ascendente.

O fornecimento de contêineres de 40 pés também continua sendo um desafio, especialmente no Porto de Ningbo.

Infelizmente, não há perspectivas de melhorias para os serviços destinados a LATAM, o que está contribuindo para os desequilíbrios no mercado.

Quanto a origem EUROPA, estamos notando pequenas altas nas tarifas por conta da dificuldade de obtenção de equipamentos. Estamos buscando mais informações para repassar com dados mais concretos.

Portanto, continuamos sugerindo uma programação com período maior de antecipação.

Importante também atentar que assegurar tarifas e prazos largos para cotações está impossível, assim pedimos a compreensão e resiliência para mais esta fase desafiadora.

Muito obrigado, continuamos a disposição e retornaremos a medida que os cenários se movimentarem.