BALANÇO SETORIAL 2016 - SETOR DE COMPONENTES

Fonte: Apex Brasil

O setor de componentes da indústria da moda – calçados, bolsas e acessórios – apresentou os resultados obtidos em 2016 no projeto de exportação By Brasil Components and Chemicals - uma ação de incentivo às exportações executada em parceria entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)

 

Em 2016 as exportações cresceram 23% em relação a 2015 e atingiram US$ 269,4 milhões. O projeto já representa 41,3% do total exportado pelo setor de componentes. De acordo com os dados, os produtos verde-amarelos alcançaram 78 países em 2016. Outro dado que cabe destacar é que praticamente todos os mercados-alvo do projeto aumentaram suas importações a partir do mercado brasileiro.

 

No topo da lista destaca-se o país vizinho, Argentina, como principal comprador de componentes brasileiros, seguido da Índia, Alemanha e México. Em valores (US$), os destinos que mais aumentaram seus embarques foram Alemanha, Argentina, Paraguai e Estados Unidos.


(Leia na íntegra)