Abicalçados lança programa para impulsionar cadeia nacional de produção


Fonte: Jornal do Comércio

As principais entidades da cadeia coureiro-calçadista brasileira lançaram o programa Future Footwear. A pretensão é de lançar uma nova fase do setor, com criação de novos modelos de negócios, produtos e processos produtivos, apontou a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Além da Abicalçados, lideram o programa a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para Couros, Calçados e Afins (Abrameq). O Future Footewar foi lançado nessa quarta-feira (24) em Ivoti, região calçadista no Vale dos Sinos.
A ação também envolve Instituto by Brasil (IBB), Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ajudarão na operacionalização das ações. Heitor Klein, presidente da Abicalçados, disse que o programa é o pontapé inicial para uma “grande revolução” na cadeia coureiro-calçadista nacional. "O setor deverá incorporar novos modelos produtivos se quiser continuar competitivo mesmo diante de tantos problemas macroeconômicos apresentados tanto do mercado doméstico como internacional", advertiu Klein.